Com o avanço das tecnologias, redes sociais e principalmente aplicativos de bate-papo, está cada vez mais difícil fazer com que nossos adolescentes se preocupem com a escrita. Levando em consideração esses fatos, a Etec de Fernandópolis, juntamente com os professores do Ensino Médio trabalham textos diversificados, atividades dissertativas e pesquisas para estimularem a leitura e escrita dos alunos.
A arte de redigir é um trabalho que exige prática e dedicação, não existindo uma fórmula mágica. Foi pensando nisso que a professora Jéssica Esgoti Uliana desenvolveu durante o ano letivo de 2014 um projeto de composição de texto, por meio de cadernos de redação. No início os alunos acharam meio estranho voltarem a usar um caderno para redigirem seus textos, mas ao longo do ano letivo o trabalho foi muito produtivo.
Foi com o auxílio do projeto, leituras extras, o conhecimento adquirido por meios dos outros professores, que a aluna Mariana da Silva de Souza atingiu a média de 980 na redação do Enem 2014, que teve como tema “Publicidade infantil em questão no Brasil”. A aluna, que também se formou no Curso Técnico em Informática para Internet, disse achar muito válido incentivar a leitura e escrita na escola, tornando os alunos mais habituados a argumentar sobre vários assuntos. “É importante desenvolver esse senso crítico, principalmente para a vida e não apenas para redações”, relata Mariana.